Chegou o fim do 2º periodo o que quer dizer que tenho muitas novidades para contar :).
Em primeiro ligar é preciso salientar que durante este tempo realizámos essencialmente trabalho de campo. Começando por a parte dos inquéritos, a parte mais complicada foi realmente analisá-los. Mas é sempre interessante ver como a população escolar está informada acerca deste assunto. A parte que eu considero que foi a mais interessante deste periodo foi sem duvida nenhuma a visita à Escola da Malagueira em que pela primeira vez contactei com uma pessoa com deficiências auditivas. Esta visita teve de ser organizada e realizámos também uma entrevista à Professora Ana Garrido que enviámos por e-mail e que recebemos mais tarde as respostas. Esta entrevista consistia basicamente nos métodos de ensino aplicados a estas crianças e também nas condições que a escola fornece. Quando chegámos lá primeiro a professora Ana Garrido informou-nos acerca da escola e de todo o funcionamento desta, em seguida fomos assistir a uma aula de apoio a uma criança. Foi muito interessante ver como se comunicava dentro daquele espaço, está sempre presente uma intéprete que comunica em Língua Gestual com a criança e nos traduz para nós em Língua Portuguesa. Outra das coisas que me chamou a atenção é o facto de estas crianças terem um horário realmente preenchido! Trabalham muito e têm, sem dúvida, tarefas redobradas.
Foi durante este periodo também que começámos a esboçar o percurso que vamos realizar no nosso workshop. Na minha opinião, vai ser muito interessante pois as pessoas vão aperceber-se realmente da dificuldade de comunicação e de acessibilidade com que estas pessoas se debatem todos os dias na sociedade.
Para além disto, fomos actualizando o blog sempre que pudemos quanto à visita à escola, a uma carta que recebemos dos Estados Unidos com um cartão de braille e quanto ao goalball, desporto que não conheciamos e nos foi sugerido por a professora de Área de Projecto. Também pesquisámos sobre a acessibilidade na sociedade e inserimos isso também no blog.
Eu falei também com uma rapariga chamada Carolina que se disponibilizou a ajudar-nos visto que teve quatro anos no centro Helen Keller a estudar e a sua melhor amiga era uma cega. A sua mãe também nos vai poder ajudar pois trabalha à 14 anos no ramo. Elas contaram-me muitas curiosidades que nós vamos inserir no nosso trabalho e se possível gostariamos de visitar o centro. Tenho é medo que já seja muito em cima da hora e nós não tenhamos tempo de aproveitar bem estas informações.
As dificuldades também surgiram =/. Ao longo do tempo tentámos comunicar com muitas instituições e escolas mas não obtemos qualquer resposta. Visto que o nosso trabalho de alguma forma também dependia de algumas visitas e informações por parte destas instituições tivémos de arranjar maneira de ultrapassar isto. Fomos planeando o nosso trabalho final de acordo com as informações que já temos.
Acho que com o desenrolar do tempo cada vez gosto mais do tema do nosso trabalho e quanto mais conheço mais vontade tenho de conhecer mais :). É bastante interessante e muitas das pessoas, tal como eu à algum tempo, não conhecem nada disto.
Penso que neste periodo houve mais entusiasmo e que correu melhor que o passado. A visita à Malagueira trouxe-nos informações muito interessantes e, pessoalmente, enriqueceu-me bastante.
Beijinhos e boas férias! :) ***