Última reflexão
Chegou ao fim o grande projecto desenvolvido e há muito que falar e que reflectir.
No 3º período começámos por realizar tarefas atrasadas, que era suposto terem sido realizadas no 2º período, tais como, distribuição de inquéritos aos professores e tratamento da informação do mesmos e envio da carta ao conselho executivo e à escola André de Resende de Évora.
Em seguida tratámos da realização de panfletos com informações acerca do nosso tema, elaborámos convites para os alunos que tencionávamos que participassem no nosso workshop, actualizámos o blogue, realizámos cartazes de divulgação e a maior parte do tempo ocupado foi a preparar o workshop. Para este realizámos o esboço do percurso, analisámos os horários para perceber como íamos organizar as turmas para participarem, realizámos o power point que iria passar no dia do workshop com várias informações, contactámos as pessoas que iriam colaborar connosco e organizámos as coisas necessárias para as sessões.
Gostei muito do produto final, principalmente da sessão de expressão corporal, porque nunca tinha tido oportunidade de participar numa sessão deste tipo, gostei da reacção dos alunos que participaram e da maneira como a sessão foi dinamizada por a Ana Vieira.
No dia da língua gestual e do braille, gostei principalmente da reacção dos alunos ao fazerem o percurso e achei que todos gostaram muito de participar. Neste dia tivemos mais trabalho a carregar os materiais e a organizar a sala mas acho que valeu a pena e gostei muito de o fazer.
Penso que os objectivos a atingir com este trabalho foram conseguidos, mas gostava que tivesse havido mais alunos e professores a participar e que no dia da língua gestual e do braille o workshop tivesse durado mais tempo. Também sei que teria de se interferir com aulas o que se torna muito complicado.
Tenho pena de nunca ter visto o nosso vídeo de apresentação a passar na escola, porque era uma maneira de divulgar o nosso projecto.
Tenho de agradecer a todas as pessoas que colaboraram connosco desde o inicio ao fim do projecto. Gostava também de ter ido visitar mais sítios e contactar directamente com pessoas portadoras deste tipo de deficiências, mas não foi possível porque não obtivemos respostas dos locais que contactámos.
Gostei muito de fazer este projecto, aprendi muito e era um tema do meu interesse que vai contribuir para o meu futuro e o grupo de trabalho funcionou bem.
Acho que todos os professores deveriam de ter algum tipo de formação nestes aspectos ou então, em alternativa, as escolas contratarem professores de apoio e intérpretes.
Para a comunidade em geral, queria alertar para o facto de este tipo de deficiências serem ao nível da comunicação, o que significa que no Mundo em que vivemos é uma das coisas essenciais do nosso quotidiano, é importante perceber a dificuldade que estas pessoas têm e saber lidar com elas e ajudá-las.
Chegou ao fim o grande projecto desenvolvido e há muito que falar e que reflectir.
No 3º período começámos por realizar tarefas atrasadas, que era suposto terem sido realizadas no 2º período, tais como, distribuição de inquéritos aos professores e tratamento da informação do mesmos e envio da carta ao conselho executivo e à escola André de Resende de Évora.
Em seguida tratámos da realização de panfletos com informações acerca do nosso tema, elaborámos convites para os alunos que tencionávamos que participassem no nosso workshop, actualizámos o blogue, realizámos cartazes de divulgação e a maior parte do tempo ocupado foi a preparar o workshop. Para este realizámos o esboço do percurso, analisámos os horários para perceber como íamos organizar as turmas para participarem, realizámos o power point que iria passar no dia do workshop com várias informações, contactámos as pessoas que iriam colaborar connosco e organizámos as coisas necessárias para as sessões.
Gostei muito do produto final, principalmente da sessão de expressão corporal, porque nunca tinha tido oportunidade de participar numa sessão deste tipo, gostei da reacção dos alunos que participaram e da maneira como a sessão foi dinamizada por a Ana Vieira.
No dia da língua gestual e do braille, gostei principalmente da reacção dos alunos ao fazerem o percurso e achei que todos gostaram muito de participar. Neste dia tivemos mais trabalho a carregar os materiais e a organizar a sala mas acho que valeu a pena e gostei muito de o fazer.
Penso que os objectivos a atingir com este trabalho foram conseguidos, mas gostava que tivesse havido mais alunos e professores a participar e que no dia da língua gestual e do braille o workshop tivesse durado mais tempo. Também sei que teria de se interferir com aulas o que se torna muito complicado.
Tenho pena de nunca ter visto o nosso vídeo de apresentação a passar na escola, porque era uma maneira de divulgar o nosso projecto.
Tenho de agradecer a todas as pessoas que colaboraram connosco desde o inicio ao fim do projecto. Gostava também de ter ido visitar mais sítios e contactar directamente com pessoas portadoras deste tipo de deficiências, mas não foi possível porque não obtivemos respostas dos locais que contactámos.
Gostei muito de fazer este projecto, aprendi muito e era um tema do meu interesse que vai contribuir para o meu futuro e o grupo de trabalho funcionou bem.
Acho que todos os professores deveriam de ter algum tipo de formação nestes aspectos ou então, em alternativa, as escolas contratarem professores de apoio e intérpretes.
Para a comunidade em geral, queria alertar para o facto de este tipo de deficiências serem ao nível da comunicação, o que significa que no Mundo em que vivemos é uma das coisas essenciais do nosso quotidiano, é importante perceber a dificuldade que estas pessoas têm e saber lidar com elas e ajudá-las.
Video de uma das dramatizações feitas na sessão de expressão corporal :)
1 comment:
O vídeo passou, pouco tempo mas passou este período.
Post a Comment